Mecenas 2019-2020

Com o alto patrocínio de FERNANDES & PICANÇO, LD.ª

Regulamento da Liga Marjão 2019-2020

Regulamento da Liga Marjão Clínica da Luz
com o alto patrocínio de

Fernandes & Picanço, Ld.ª

(Época 2019-2020)



Artigo 1º - Organização
1º A Liga Marjão Clínica da Luz é organizada por Mário Sá e João Cipriano e patrocinada pelas firmas Clínica da Luz (que assume o naming da Liga Marjão) e Fernandes & Picanço, Ld.ª que assumem os encargos financeiros atempadamente negociados.
2º Todas as decisões relativas ao funcionamento da Liga Marjão Clínica da Luz estarão a cargo dos organizadores que poderão, no entanto e pontualmente, recorrer ao apoio de outros participantes se tal for julgado conveniente. 

Artigo 2º - Local
1º A Liga Marjão Clínica da Luz será jogada em Pavilhão fechado alugado para o efeito e atempadamente informado no blogue http://ligamarjao.blogspot.com/

Artigo 3º - Datas
1º A Liga Marjão Clínica da Luz será jogada em 10 Rondas, equivalente a 30 Jornadas, ao ritmo de uma Jornada semanal, nas datas publicadas em http://ligamarjao.blogspot.com/ na área “Datas da Liga Marjão Clínica da Luz 2019-2020”.
2º Em caso de necessidade, atempadamente justificado pela organização, o número de Rondas e Jornadas poderá ser alterado. 

Artigo 4º - Preço de Inscrição
1º Até ao início da 1ª Jornada da Liga Marjão Clínica da Luz cada jogador deverá entregar aos organizadores 90 euros (€) a título de participação. Este valor inclui:
- Aluguer do Pavilhão gerido pela empresa Oeiras Viva ou outro pavilhão alugado para o efeito para todas as datas (oficiais e não oficiais) da Liga Marjão Clínica da Luz 2019-2020.
- 1 Colete e/ou Camisola de cor azul (para quem não tiver).
- 1 Colete e/ou Camisola de cor vermelha (para quem não tiver).
- 2 Bolas para uso exclusivo no torneio.
- 5 euros (€) de caução que serão devolvidos no final da edição da Liga Marjão se não existirem incumprimentos por parte do participante/Jogador.
2º Ciclicamente será fornecido a todos os Jogadores um Mapa de Caixa com cada movimento efetuado. No final da Liga Marjão o valor remanescente reverterá para a edição de nova Liga a organizar posteriormente, podendo então o valor de participação ser ajustado em conformidade. Em caso de dissolução da Liga Marjão o valor em caixa à altura será repartido pelos participantes da presente edição. 

Artigo 5º - Jogadores, Grupos e Convocatória
1º Participarão no torneio 14 Jogadores, que serão divididos em 4 Grupos de 3 Jogadores sendo cada Grupo encimado por um Cabeça de Série em conformidade com o Ranking Marjão publicado no final de cada época em http://ligamarjao.blogspot.com/ na área "Historial da Liga Marjão". Os Jogadores remanescentes serão distribuídos pelos Grupos através de sorteio a realizar até à 1ª Jornada conforme Mapa em Anexo. Os Sorteados 9 e 10 serão constituídos como Jóquer e distribuído pelas equipas em função do número de Jogadores faltosos em cada jogo, sendo o Sorteado 10 o Jóquer que integrará a equipa do melhor classificado no Ranking Marjão em conformidade com o mapa Anexo a este Regulamento.
2º Em cada jogo os Grupos serão agregados 2 a 2 que assim formam as equipas Vermelha e Azul. O emparceiramento dos Grupos para os jogos será efetuado em conformidade com o mapa Anexo a este Regulamento.
3º Após o final de cada Ronda de 3 Jogos os Grupos serão reordenados consoante a classificação dos Jogadores entretanto estabelecida e em conformidade com o mapa Anexo a este Regulamento. Os Jogadores classificados em 13º e 14º lugar constituir-se-ão como Jóquer e serão distribuídos pelas equipas em função do número de Jogadores faltosos em cada jogo. O Jóquer com classificação inferior integrará a equipa do melhor classificado. Na falta dos Jogadores Jóquer serão os Jogadores com classificação inferior – no final da Ronda de Jogos anterior - a serem transferidos para a equipa com maior número de ausências.
4º Semanalmente será elaborada a Convocatória com a respetiva constituição das equipas, sendo publicada no Blogue da Liga Marjão Clínica da Luz em http://ligamarjao.blogspot.com/ até ao dia do jogo e afixada no balneário antes do início do mesmo. 

Artigo 6º - Classificação 
1º Os Jogadores serão pontuados da seguinte forma:
3 Pontos: Vitória; 2 Pontos: Empate; 1 Ponto: Derrota; 0 Pontos: Falta de Comparência com Aviso Antecipado; -1 Ponto: Falta de Comparência sem Aviso Antecipado.
1.1º A Falta de Comparência com Aviso Antecipado implica um Aviso que deverá ser feito até 24 horas antes do início oficial do jogo e comunicado preferencialmente via SMS devidamente assinado para os números de telemóvel: 916099418 e/ou 966929481 ou, em alternativa, para a morada eletrónica: liga.marjao@gmail.com, no Grupo de WhatsApp “Liga Marjão” ou ainda na área de Comentários à respetiva Convocatória em http://ligamarjao.blogspot.com/.
1.2º A Falta de Comparência sem Aviso Antecipado será imediatamente contabilizada na pontuação do faltoso (Pnl.).
2º Em caso de empate pontual, teremos como fatores de desempate os seguintes critérios:
Primeiro: Maior Número de Presenças;
Segundo: Maior Diferença de Golos no somatório das equipas em que os Jogadores empatados participaram;
Terceiro: Maior Número de Vitórias.
Quarto: Maior Número de Golos marcados individualmente.
Quinto: Ranking Marjão publicado no final de cada época desportiva.
3º Caso um Jogador não possa jogar por motivo de lesão ou outro que o impeça de forma evidente de jogar, mas que compareça ao desafio no dia e hora marcada, terá a sua Presença averbada na Tabela Classificativa. A mesma só será tida em conta para efeito dos critérios de desempate da presente época não sendo tida em conta para o apuramento da média de pontos e golos nem para o Ranking Marjão a contabilizar no final da época.
4º A respetiva Tabela Classificativa será atualizada semanalmente e publicada no Blogue da Liga Marjão Clínica da Luz. Qualquer Reclamação à mesma deverá ser efetuada na área de Comentários do referido Blogue sendo que a sua homologação será feita até ao final do jogo seguinte, altura em que deixarão de ser aceites protestos sobre a classificação e eventuais irregularidades. 

Artigo 7º - Melhores Marcadores
1º Os golos marcados por cada jogador serão contabilizados semanalmente na Tabela de Melhores Marcadores e publicada em http://ligamarjao.blogspot.com/
2º Em caso de igualdade no número de golos marcados, teremos como único fator de desempate o Maior Número de Presenças dos Jogadores empatados.
3º A homologação da Tabela da Tabela de Melhores Marcadores é feita nos mesmos termos do n.º4 do artigo anterior. 

Artigo 8º - Troféus 
1º Os três primeiros classificados da Tabela Classificativa Final receberão um Troféu em conformidade, sendo que o primeiro classificado (Campeão) receberá um Troféu com a designação de “Taça Estúdio Urbano”.
2º O(s) Vencedor(es) da Tabela de Melhores Marcadores Final receberá um Troféu em conformidade.
3º Sem embargo do decidido pontualmente pela Direção da LM, poderá ser atribuído anualmente um “Prémio Marjão” ao Jogador ou Jogadores que tenham estado presentes em todas as Jornadas oficiais da temporada.

Artigo 9º - Jogos 
1º Em caso de não existirem Jogadores em número (10) suficiente que permita manter a Convocatória e que, simultaneamente, seja ainda possível a anulação do aluguer do Pavilhão, o jogo e a respetiva Convocatória serão anulados sendo todos os Jogadores pontuados com 2 Pontos correspondentes a uma Bonificação (Bnf) assim como será averbada a sua Presença na respetiva Tabela Classificativa.
2º Com base na respetiva Convocatória, os jogos terão inicio sempre às 22:30h, hora a que os Jogadores deverão estar equipados com o respetivo colete/camisola de cor e prontos para jogar. O início do jogo marca o fecho da Convocatória que não poderá, a partir desse exato momento, voltar a ser alterada seja para incluir Jogadores atrasados ou outras situações anómalas.
3º Depois das 22:30h, existindo a confirmação de Jogadores faltosos que impossibilite a formação de uma ou das duas equipas com 5 elementos, o Jogo e a respetiva Convocatória serão de imediato anulados sendo todos os Jogadores presentes pontuados com 2 Pontos correspondentes a uma Bonificação (Bnf) assim como será averbada a sua Presença na respetiva Tabela Classificativa. Os Jogadores faltosos à Convocatória serão pontuados em conformidade com o Artigo 6º.
3.1º Se uma equipa apresentar, pelo menos, o número mínimo de Jogadores (5) mas por uma qualquer razão anómala não conseguir formar uma equipa de 5 Jogadores, observar-se-á o preceituado no anterior artigo, excetuando o(s) Jogadore(s) a quem for(em) imputada(s) as razões dessa não formação de equipa a quem serão averbados 0 (zero) Pontos e a respetiva Presença.
4º Após o início do Jogo e por motivos de força maior, nomeadamente pelas condições deficientes do recinto de jogo, por uma qualquer lesão que coloque uma equipa com menos de 5 Jogadores ou outra não imputável à Direção da Liga Marjão Clínica da Luz e/ou Jogadores, for impossível continuar o normal desenrolar do jogo, serão observados os seguintes preceitos:
4.1º Se o final do Jogo for consumado antes do intervalo, o Jogo e a respetiva Convocatória serão de imediato anulados e os Jogadores pontuados em conformidade com o número 3º do presente artigo. Os golos apontados até aí não serão contabilizados na respetiva Tabela de Melhores Marcadores.
4.2º Se o final do Jogo for consumado depois do intervalo, serão observados os seguintes preceitos:
4.2.1º Final de Jogo dentro dos últimos 10 minutos, o resultado verificado até aí será homologado como final com todas as consequências pontuais constantes no artigo 6º.
4.2.2º Final do Jogo antes dos 10 minutos finais só terá resultado homologado como final se existir até aí uma diferença no resultado de 5 ou mais golos, caso contrário será observado o preceituado no número 4.1º do presente artigo.
5º Após o início do Jogo e por motivos que se prendam com o abandono voluntário do terreno de jogo de Jogadores em número que coloque uma equipa com menos de 5 Jogadores, serão observados os seguintes preceitos:
5.1º Se o final do Jogo for consumado antes do intervalo observa-se o preceituado no ponto 4.1º do presente artigo. Os Jogadores que abandonaram o terreno de jogo que serão averbados com 0 pontos embora seja registada a sua Presença.
5.2º Se o final do Jogo for consumado depois do intervalo, serão observados os seguintes preceitos:
5.2.1º Final de Jogo dentro dos últimos 10 minutos, o resultado verificado até aí será homologado como final em caso de vantagem da equipa que mantenha, pelo menos, 5 Jogadores em campo com todas as consequências pontuais constantes no artigo 6º à exceção dos Jogadores que abandonaram o terreno de jogo que serão averbados com 0 pontos embora seja registada a sua Presença.
5.2.2º Final do Jogo antes dos 10 minutos finais só terá resultado homologado como final se existir até aí uma diferença no resultado de 5 ou mais golos em favor da equipa que mantenha, pelo menos, 5 Jogadores em campo com todas as consequências pontuais constantes no artigo 6º, caso contrário será observado o preceituado no número 4.1º do presente artigo. Em qualquer dos casos os Jogadores que abandonaram o terreno de jogo serão averbados com 0 pontos embora seja registada a sua Presença. 

Artigo 10º - Alinhamento das equipas 
1º A formação das equipas é efetuada com base nos seguintes procedimentos:
1.1º Os Jogadores chegando ao terreno de jogo já equipados, apontam na folha da Convocatória a ordem da sua chegada na coluna "Ordem de Chegada": 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º e 7º (se os houver);
1.2º Os cinco iniciais de cada equipa será constituído pelos cinco primeiros, sendo que o 1º ocupará o lugar da baliza. Exceção nas equipas de cinco Jogadores onde a baliza será ocupada pelo 5º, seguindo-se em períodos de 5 minutos, o 4º, 3º, 2º e 1º e assim sucessivamente;
2º As substituições são efetuadas com base nos seguintes procedimentos:
2.1º Nas equipas de 6 JOGADORES (cumprindo-se períodos de 5 minutos): o 6º substitui o 5º; o 5º substitui o 4º; o 4º substitui o 3º; o 3º substitui o 2º; o 2º substitui o 1º; o 1º substitui o 6º e assim sucessivamente;
2.1.1º Caso existe um Jogador que se assuma como Guarda Redes fixo o mesmo não inscreverá a sua "Ordem de Chegada" e assim teremos: o 5º substitui o 4º; o 4º substitui o 3º; o 3º substitui o 2º; o 2º substitui o 1º; o 1º substitui o 5º e assim sucessivamente;
2.2º Nas equipas com 7 JOGADORES (cumprindo-se períodos de 3 minutos): o 6º substitui o 5º; o 7º substitui o 4º; o 5º substitui o 3º; o 4º substitui o 2º; o 3º substitui o 1º; o 2º substitui o 6º; 1º substitui o 7º e assim sucessivamente.
2.2.1º Caso existe um Jogador que se assuma como Guarda Redes fixo o mesmo não inscreverá a sua "Ordem de Chegada" e assim teremos: o 5º substitui o 4º; o 6º substitui o 3º; o 4º substitui o 2º; o 3º substitui o 1º; o 2º substitui o 5º; o 1º substitui o 6º e assim sucessivamente;
2.3º O ingresso em campo será SEMPRE feito pela área de baliza que será ocupada pelo Jogador que entra, caso não exista Guarda Redes fixo.
2.4º Caso algum Jogador, por lesão abandone momentaneamente o terreno de jogo fora da ordem descrita, assumirá a posição do Jogador que o substituiu nessa altura sendo essa troca apontada na Folha da Convocatória na respetiva coluna "Ordem de Chegada";
3º Sem embargo do estipulado nos anteriores números 1º e 2º e sem que se coloque em causa o regular desenvolvimento do jogo, qualquer equipa poderá estipular outra ordem ou alteração à sua formação sem que para isso a equipa contrária tenha que ter conhecimento ou opinião. 

Artigo 11º - Leis do Jogo
1º As Leis aplicadas aos jogos da Liga Marjão regem-se, grosso modo, pelas “Leis do Jogo - Futsal” publicadas pela Federação Portuguesa de Futebol em: http://www.fpf.pt/Institucional/Documentacao/Normas/Leis-do-Jogo indicando-se as seguintes exceções:
1.1º Tempo de Jogo: duas partes de 30 minutos corridos cada ou, em caso de impossibilidade, até ao limite máximo possível. O minuto em que cada parte termina será sempre declarado em voz alta antes do início desse período de jogo. O minuto que indexa o final do desafio é o que corresponde ao final da utilização dos utentes anteriores acrescido de 60 minutos exatos.
1.2º Guarda-redes: o Jogador que ocupar este lugar específico poderá tocar quantas vezes forem necessárias na bola incluindo os passes atrasados dos seus colegas de equipa mesmo dentro ainda do seu meio campo.
1.3º Será punido com uma grande penalidade (penalti) a permanência de 6 Jogadores em campo.
1.4º Faltas:
1.4.1º Será punido com uma grande penalidade (penalti) qualquer situação de “bola na mão” ou “mão na bola” dentro da área do guarda-redes e em situação atacante independentemente da manifesta vontade ou não do infrator.
1.4.2º Se for cometida uma falta grosseira (mão na bola, derrube e/ou obstrução, etc.) que impeça o isolar de um qualquer Jogador na direção da baliza contrária ou o encaminhamento da bola para a baliza deserta numa situação de golo eminente, a mesma será punida com um “livre corrido” na marca dos 10 metros ou em qualquer local se mais perto que os 10 metros da baliza e com todos os outros Jogadores (excetuando o guarda redes da equipa adversária na baliza) a uma distância de 5 metros em linha transversal às linhas laterais.
1.4.2º Não havendo número limite de faltas a organização reconhece o fair play e honestidade aos Jogadores inscritos. A arbitragem compete às 2 equipas e prioritariamente aos Jogadores que disputam os lances. Caso uma eventual falta reclamada não seja reconhecida pelo faltoso ou pela equipa deste, não se considera a sua existência. Apenas serão assinaladas as faltas em que haja queixa de quem sofreu a falta e/ou manifestação igual do faltoso ou da sua equipa.

Artigo 12º - Disposição Final
Em caso de dúvida na interpretação dos Artigos anteriores ou em relação a alguma omissão dos mesmos, a resolução dos eventuais diferendos será Exclusivamente da responsabilidade da organização referida no Artigo 1º.