Mecenas 2019-2020

Com o alto patrocínio de FERNANDES & PICANÇO, LD.ª

Liga Marjão Clínica da Luz 2013-2014 - Comunicado 17

Caros Jogadores, está cumprida a última Jornada de 2013 da Liga Marjão Clínica da Luz, altamente patrocinada pelos Eixos Simétricos, Construções Lda. (LMCLES).
E que jogaço! Numa partida digna de figurar nos anais da nossa história, adivinhava-se, a priori, uma tendência para a turma azul que, no entanto e sobranceiramente, entrou sem meter o pé! Esse fato foi aproveitado por uma entrada a “cento e cem” da equipa vermelha que, em incisivos contra golpes, abriu as hostilidades pelo já inevitável João Paulo e pelo intrépido Milheiro a colocarem um 0-2 impensável nos 5’. Os azuis, atordoados, reequilibraram-se mas os vermelhos - bem cerrados - mantiveram imaculada a sua baliza durante todo o primeiro tempo sem deixarem de ter várias chances de elevar mesmo o seu score!
O início da segunda metade trazia uma interessante questão que era de quem faria o primeiro golo desse tempo. Se os vermelhos abrissem para 3 de diferença poderiam começar a gerir o tempo de outra forma mas, por outro lado, se os azuis reduzissem entrariam, sem dúvida, na discussão da partida. E assim foi! Coincidindo com o seu melhor 4 na frente, os azuis intensificaram a pressão alta e começaram a ganhar bolas nas saídas vermelhas e, entre o 40’ e 45’, começaram a capitalizar essa atitude através de duas bolas paradas (uma reposição lateral e um canto curto) igualando a partida por Aguiar e Gilberto. 2-2! A toada manteve-se com os azuis a carregarem na tentativa de consumarem a “remontada” mas com os vermelhos, a espaços, a saírem com critério em venenosos contra ataques que a qualquer momento poderiam resultar. Num desses momentos, e após uma ineficaz troca defensiva azul, penalti para os vermelhos no 52’! O momento de maior tensão até aí na partida foi vivido por dois amigos, Sá como keeper momentâneo pelos azuis e o atacante vermelho Milheiro (Ricky): olhos nos olhos, ajeitar da bola na "relva" e… defesa de Sá (segunda penalidade decisiva defendida em duas semanas consecutivas! Fica na baliza, pá…)! A emoção manteve-se… quem marcasse, ganhava! 
No 58’, o momento Não do desafio, torção do esquerdo (tornozelo, entenda-se) de Aguiar e paragem da partida… Assistido o Jogador, e já com o 59’ batido, alguns vermelhos já davam a partida por terminada, mas jogo é jogo e houve que jogar os últimos segundos da partida. Aí, o impensável! 2/3 discussões de bola depois e, a um hipotético “acabou”, o vermelho Alain (grande jogo defensivo!) semi abdica dum lance a meio terreno aproveitado por Gilberto que, olhando o relógio ainda somente com o 59’ batido, avança… endossa no coração da área a Cipriano que… meio atabalhoado dá o decisivo toque para… as redes vermelhas! 2-3 no 59’ com o 0’ finalmente a bater logo de seguida!
Polémica, discussão, diferentes pontos de vista! O que nos parece de realçar é que efetivamente, e sem dúvida alguma, o 3º golo azul foi alcançado ainda no 59’ e, não havendo qualquer irregularidade factual (falta…), o golo tem que ser averbado! Simpatizasse com a causa de alguns Jogadores vermelhos que dizem ter ouvido um “Acabou”, mas a verdade é que todos, naqueles milésimos de segundo seguintes poderiam ter confirmado essa pseudo declaração com a visualização do placard eletrónico do pavilhão (como fez, aliás, o azul Gilberto como principal beneficiário do lance) que marcava, inequivocamente, o 59’! Só este fato é que legitima o golo e consequente vitória dos azuis por 2-3!
Como alguém dizia no balneário, hoje a realidade da LMCLES é que já não há equipas favoritas! Em tempos o Mickey Mouse (António Simões) do Benfica de 60, sobre as peladinhas pós treino, dizia: “para ganhar à equipa do Eusébio é preciso jogar cerradinho, cerradinho, cerradinho e depois… logo se vê…”. E essa abordagem, quando bem interpretada, tem feito as equipas da LMCLES, teoricamente menos capazes, ganhar ou ficarem muito perto de, pelo menos, não perder, como esta semana ficou mais uma vez provado. Num jogo que se constitui como a 3ª partida com apenas 5 golos (record absoluto da Liga Marjão) da temporada, mas também como a 7ª (em 12) definida apenas pela diferença mínima, o empate seria, muito sinceramente, o resultado mais justo! Mas efetivamente já não é a primeira vez em que, literalmente, a decisão é feita no último segundo duma partida da LMCLES! É destes inesquecíveis momentos que a nossa Liga Marjão se vai alimentando ao longo destes quase 4 anos!
Na Classificação Geral (no Separador respetivo) o Jogador patrocinador João Paulo (um dos vermelhos que no finalzinho da partida rezava pelo empate) confirmou o título de campeão de Inverno, mas viu a sua vantagem ser reduzida a 2 escassos pontos. A sua liderança está em risco a um quarteto de perseguidores constituído por dois habitués de posições cimeiras, Regueira e Gilberto, mas onde pautam ainda dois Jogadores normalmente afastados destas realidades classificativas: Nelson Gameiro e Mário Sá a quem segue especial incentivo para tentarem subverter a lógica dos favoritos… Mas a procissão, se bem que já tenha saído do adro, ainda não deu a volta à capela e assim, mesmo os mais afastados Jogadores a 6/8 pontos, parecem ainda poder ter uma palavra a dizer na decisão da LMCLES desta época! Haja crer, vontade e coração! A Convocatória para a próxima Jornada (14ª) fica para o ano que vem, ok?
Quanto ao resto, que dizer? Cumpram todos um Santo e Feliz Natal e que a época que se avizinha seja vivida de forma intensa por todos vós e pelas vossas famílias esperando que o Ano Novo seja repleto de alegrias e de muita convicção nas nossas vidas, mas também e sobretudo, um sinal de “long life for” Liga Marjão! Abraço a todos, Santo e Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Até pró Ano!

2 comentários:

  1. Mário Sá20/12/13, 16:19

    Ganda Joga a acabar o Ano! Foi pena as cenas do Aguiar e do golo no finalzinho! Mas a nossa Liga Marjão é isto mesmo! Luta, suor e lágrimas (pelo menos para alguns)... Adrenalina aos extremos!
    Bom Natal e Melhor 2014 para todos! A 8 de Janeiro recomeçamos, ok?
    Abração a todos...

    ResponderEliminar
  2. Um abraço de festas felizes a todos os marjões!

    ResponderEliminar