Mecenas 2019-2020

Com o alto patrocínio de FERNANDES & PICANÇO, LD.ª

Liga Marjão 2016-2017 - Comunicado 12

Caros Jogadores, a 07ª Jornada da Liga Marjão Clínica da Luz 2016-2017, com o alto patrocínio de Estúdio Urbano, arquitectos associados, Lda. (LM) redundou num… Jogo Anulado!
O bom futsal praticado acabou por ser completamente ofuscado no meio do rol de acontecimentos do segundo tempo quando o jogo foi parado a 18’ do seu final com um equilibrado 4-3 vermelho no placard. Nessa altura, a propósito duma reivindicação de 6 Jogadores (vermelhos) em campo, o jogo literalmente acabou com a confusão aí gerada pela falta de cabeça fria e também de alguns mal entendidos aí gerados. Sem emissão de qualquer juízo de valor sobre o comportamento dos 13 Jogadores presentes, os 10 Jogadores (incluindo os 2 elementos da Direção da LM) que ficaram na porta do Pavilhão para conferência e resolução do imbróglio criado momentos antes deram como provado:

Primeiro
Independentemente da legitimidade ou não da reivindicação azul sobre os 6 Jogadores vermelhos em campo, o facto é que a equipa vermelha não sofreu qualquer penalidade sobre essa reclamação sendo que o resultado de 4-3 verificado na altura apontava para a sua perfeita legalidade.
Nota 1 do redator: só para relembrar sobre esta matéria, transcreve-se o número 1.3º do artigo 11º do Regulamento da Liga Marjão 2016-2017 (RLM): “1.3º Será punido com uma grande penalidade (penalti) a permanência de 6 Jogadores em campo.”
Pela sua eventual excessiva penalização, parece-nos de reenquadrar o castigo aos 6 Jogadores em campo em futura reunião magna Marjã.
Nota 2 do redator: também relembrar o número 2.3º do artigo 10º do RLM com a seguinte redação: “2.3º O ingresso em campo será SEMPRE feito pela área de baliza que será ocupada pelo Jogador que entra, caso não exista Guarda Redes fixo.”

Segundo
Eventualmente pela falta de perceção dos reais acontecimentos o facto é que se deu como provado o abandono voluntário do terreno de jogo de João Cipriano e de Ricardo Milheiro inviabilizando a continuação do número mínimo de 5 Jogadores na equipa vermelha.

Assim sendo, a mesma conferência de 10 jogadores tomou as seguintes resoluções:

Primeiro
Anular o Jogo da 07ª Jornada da LM 2016-2017 sendo que o resultado e todos os golos obtidos não serão tidos em conta na Tabela Classificativa (TC) nem na Tabela de Melhores Marcadores;

Segundo
Atribuir a Presença aos 13 Jogadores presentes à Convocatória a contabilizar na respetiva TC;

Terceiro
Atribuição de 2 (dois) pontos correspondente a uma Bonificação (Bnf) na respetiva TC a todos os Jogadores da equipa azul e ainda aos Jogadores vermelhos que mantiveram disponibilidade para continuação do jogo: Michel Lopes, João Nunes, Nuno Neto e ainda Miguel Cascaes ao qual, abandonando o terreno de jogo quando verificou que a sua equipa só tinha 4 Jogadores, foi tido em conta que o próprio RLM não contempla jogos com equipas com menos de 5 Jogadores (ver número 2º do Artigo 9º do RLM).

Quarto
Atribuição de 0 (zero) pontos aos Jogadores vermelhos João Cipriano e Ricardo Milheiro pelo abandono do terreno de jogo.

Como a situação relatada foi inédita em 201 jogos de LM as respetivas resoluções acima explanadas acabam por fazer jurisprudência. De igual forma, e para evitar situações futuras em que uma equipa provoque o final prematuro dum desafio em benefício próprio se em vantagem no resultado ou, por outro lado, penalizando uma equipa que esteja em clara vantagem para vencer o desafio, faz-se a seguinte Adenda ao Artigo 9º do RLM tendo em conta o espírito do articulado aí presente:

(…)
4º Após o início do Jogo e por motivos que se prendam com o abandono voluntário do terreno de jogo de Jogadores em número que coloque uma equipa com menos de 5 Jogadores, serão observados os seguintes preceitos:
4.1º Se o final do Jogo for consumado antes do intervalo ou se o Jogo se encontrar empatado ou com a equipa com menos de 5 Jogadores em posição vencedora, o Jogo e a respetiva Convocatória serão de imediato anulados e os Jogadores pontuados (2 pontos) em conformidade com o número 2º do presente artigo à exceção dos Jogadores que abandonaram o terreno de jogo que serão averbados com 0 pontos. Os golos apontados até aí não serão contabilizados na respetiva Tabela de Melhores Marcadores.
4.2º Se o final do Jogo for consumado depois do intervalo, serão observados os seguintes preceitos:
4.2.1º Final de Jogo dentro dos últimos 10 minutos, o resultado verificado até aí será homologado como final em caso de vantagem da equipa que mantenha, pelo menos, 5 Jogadores em campo com todas as consequências pontuais (3 pontos por vitória, 2 pontos para o empate, 1 ponto para a derrota) constantes no artigo 6º à exceção dos Jogadores que abandonaram o terreno de jogo que serão averbados com 0 pontos.
4.2.2º Final do Jogo antes dos 10 minutos finais só terá resultado homologado como final se existir até aí uma diferença no resultado de 5 ou mais golos em favor da equipa que mantenha, pelo menos, 5 Jogadores em campo com todas as consequências pontuais (3 pontos por vitória, 2 pontos para o empate, 1 ponto para a derrota) constantes no artigo 6º, caso contrário será observado o preceituados no número 4.1º do presente artigo. Em qualquer dos casos os Jogadores que abandonaram o terreno de jogo serão averbados com 0 pontos.
(…)

O Regulamento da Liga Marjão 2016-2017 é assim republicado na página respetiva podendo ser consultado no separador respetivo aqui do lado esquerdo ou em: http://ligamarjao.blogspot.pt/p/regulamento-da-liga-marjao.html

No meio de tudo isto a Tabela Classificativa pouco importa mas a mesma acaba por refletir todas estas situações sendo que a sua análise fica, esta semana, ao critério de cada um. O importante é que já mais calmos e em consenso no rescaldo da partida tudo acabou mais serenado e com renovada vontade de continuarmos a “bombar” na LM! E, verdade seja dita, “bola sem pimenta” não interessa…
Notas finais para o menisco de Cascaes que, parecendo começar a ceder inviabiliza a sua presença, pelo menos, nas próximas duas Convocatórias deixando a liderança da LM à mercê do pelotão. E ainda, e esta sim uma notícia que nos regozija a todos, o nascimento dum “Regueira-Estevezinho” no passado dia 12 de Novembro renovando dessa forma o plantel Marjão lá para a temporada… 2033-2034!
Ao Cascaes, as rápidas melhoras! Ao Guilherme Regueira Esteves, à sua mamã e ao pai e Jogador Marjão Luís Esteves um forte e cordial Abraço de Felicidades imensas e plenas!
É isto! Abraço e até 5ª feira!

1 comentário:

  1. O que há a dizer? Nada! Tá tudo decidido!
    Esta semana há mais...
    Até 5f.!
    Nota: Abraço ao Esteves e as melhoras ao Cascaes!

    ResponderEliminar